Pesquise no Grupo AVPH

loading...

Tartaruga Iaçá ou Pitiú



    A Tartaruga Iaçá ou Pitiú (Podocnemis sextuberculata) cujo nome tem origem nos seis tubérculos que os filhotes possuem no plastrão ao nascerem, é um quelônio de água doce (dulcícola) que habita os rios, lagos e lagoas de água branca e clara da floresta amazônica na região dos países Brasil, Colômbia e Peru. No Brasil pode ser encontrada nos rios Solimões, Amazonas e Branco. Seu nome "sextuberculata" tem origem nos seis tubérculos que os filhotes e jovens possuem no plastrão, os quais tendem a desaparecer conforme crescem.

    Elas pertencem a família Podocnemidae, que são cágados da ordem Pleurodira cuja alimentação é basicamente herbívora. Chegam a medir cerca de 34 centímetros de comprimento linear de carapaça e pesar 4,0 quilogramas. Suas carapaças tem cor marrom, que varia do claro ao escuro.


    Sua dieta é herbívora baseada em plantas aquáticas, frutas e sementes. Um fato interessante estudado é que a quantidade de sementes consumidas diminuí conforme o animal vai crescendo. O dimorfismo sexual pode ser verificado devido as fêmeas serem maiores que os machos, podendo atingir 34 centímetros de comprimento linear de carapaça, enquanto os machos dificilmente ultrapassam os 24 centímetros de comprimento linear de carapaça, contudo a cauda dos machos são bem maiores que as das fêmeas. As fêmeas costumam nidificar na estação seca, quando surgem os bancos de areia, colocando os ovos nos pontos mais altos das praias, cerca de 6 a 25 ovos por desova em um ninho que possuí entre 16 a 28 centímetros de profundidade. Os ovos medem cerca de 2 a 5,8 centímetros de comprimento e entre 1,5 s 3,9 centímetros de largura e pesam entre 9,5 a 39 gramas. O período médio de incubação é entre 48 a 64 dias. As tartaruguinhas nascem com cerca de 3,2 a 5,2 centímetros de comprimento de carapaça e pesam entre 8,5 a 24 gramas. A determinação sexual ocorre devido a temperatura de incubação. A principal característica que as distinguem das outras espécies de tartarugas do amazonas é a presença de 6 tubérculos no plastrão, que são mais perceptíveis em animais recém nascidos e vão desaparecendo conforme o animal cresce e se torna adulto.


    São conhecidos na Colômbia e Peru com o nome de Tortuga de río amazónica o cupiso e em inglês como Six–tubercled Amazon River Turtle.

    Esta espécie ainda é fortemente explorada pelas populações ribeirinhas. As tartarugas adultas são comumente capturadas em redes de pesca e em praias de desovas, para serem consumidas, este evento se intensifica durante a estação da seca. Sua carne é muito apreciada na gastronomia da região. Sendo uma das espécies de tartarugas mais consumidas no rio Purus. Sua exploração foi e ainda é tão intensa que levou a espécie a ser classificada em 2012 como vulnerável de extinção e se encontrando no ANEXO II da Convenção CITES. Entre seus predadores naturais estão os jacarés, piraíbas, piraras, piranhas, pirarucu, botos, entre outros.

Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga Iaçá ou Pitiú, Six–tubercled Amazon River Turtle, Cupisco.
Nome Científico: Podocnemis sextuberculata
Local onde Vive: América do Sul
Peso: Cerca de 4,0 quilogramas
Tamanho: 34 centímetros de comprimento linear de carapaça
Alimentação: Onívora


Classificação Científica:
Filo: Cordados
Sub-Filo:Vertebrados
Classe:Sauropsida
Sub-Classe:Anapsida
Super-Ordem: Chelonia
Ordem: Testudines
Sub-Ordem: Pleurodira
Família: Podocnemididae
Gênero: Podocnemis
Espécie: Podocnemis sextuberculata Cornalia, 1849

Referências:
- Augusto Fachín Terán; Richard Carl Vogt; John Thorbjarnarson, Estrutura populacional, razão sexual e abundância de Podocnemis sextuberculata (Testudines, Podocnemididae) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Amazonas, Brasil. 2003.
- Tortoise & Freshwater Turtle Specialist Group (1996). Podocnemis sextuberculata. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 14 de Outubro de 2007.
- Turtles of the world, C.H. Ernst, R.G.M. Altenburg & R.W. Barbour. Podocnemis sextuberculata.



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.