Pesquise no Grupo AVPH

Tartaruga gigante de casco mole do Yangtze


    A Tartaruga gigante de casco mole do Yangtze também chamada de Tartaruga gigante de casco mole do Rio Vermelho ou Tartaruga Swinhoe’s de casco mole é uma das mais raras e magníficas espécies de tartarugas atuais, somente 4 individuos dessa espécie são conhecidos, um casal no zoológico Suzhou da China, um macho gigantesco que vive no lago Hoan Kiem na cidade de Hanoi (Vietnam) e outro macho que vive no lago Dong Mo no oeste de Hanoi (Vietnam). Colocando-as na lista de animais em situações crítica de risco de extinção (IUCN Red List).

   Habitam a China e o Vietnam, nas regiões do Rio Yangtze e no Lago Taihu, no nordeste da China, Gejiu, Yuanyang, Jianshui e Honghe no sudeste da China e nos Lagos Hoan Kiem e Dong Mo Son Tay em Hanoi no Vietnam. Se alimentam basicamente de peixes, caranguejos, caracóis, sapos, plantas aquáticas e folhas.
   São tartarugas aquáticas gigantescas que podem medir mais 1 metro de comprimento curvilíneo de carapaça, 70 centímentros de largura e 1,5 metros de comprimento total, podem pesar quase 200 kilogramas. A cabeça mede cerca de 20 centímetros de comprimento e 10 centímentros de largura. Os machos são em geral maiores que as fêmeas e possuem caudas maiores e mais largas.
   As fêmeas costumam desovar em média 60 a 100 ovos, havendo casos em que a postura pode ultrapassar os 100 ovos. Fêmeas de maiores tamanhos tendem a desovar maiores quantidades de ovos. As tartaruguinhas nascem durante a noite ou no começo do dia. Pouco se conhece sobre tempos e temperaturas de incubação, porém estima-se que demorem algo em torno de 60 dias para eclodirem.
   Essa espécie se tornou conhecida pela ciência em 1873, quando John Edward Gray, especialista em tartarugas do Museu Britânico, descreveu um espécime enviado a ele por Robert Swinhoe de Shanghai. Gray nomeou a espécie como Oscaria swinhoei e a descreveu na época como a mais bela espécie de casco mole (Trionychidae) que já havia visto.
   O gênero Rafetus é bem antigo e as duas espécies atuais R. swinhoei e R. euphraticus possuem um grau de parentesco bem distante, assim como suas localizações geograficas, pois a R. euphraticus habita os rios Tigre e Eufrates, no Sudeste da Siria, no Iraque e Irã (Iverson, 1992). O isolamento geografico e se iniciou entre 55 a 50 milhões de anos atrás, devido a colisão da India com a Eurásia, formando o Himaláia e dvidindo ás águas dessa região (Sterling et al., 2006). Esse isolamento proporcionou um processo de evolução distinto para cada espécie. A ilustração abaixo mostra os relacionamentos entre os diversos grupos de tartarugas de casco mole.
   A lenda de Kim Qui: O espécime localizado no Lago Hoan Kiem, em Hanoi, é pensado ser o lendário Kim Qui ou Deus Tartaruga dourada, que apareceu em momentos oportunos ao longo da história vietnamita. A Tartaruga dourada apareceu pela primeira vez durante o reinado do Rei An Duong Vuong (257-207 AC) e ajudou o rei na construção de defesas para a antiga capital Co Loa. Quando Co Loa foi atacada, Kim Qui ajudou o rei a fazer um arco mágico que com apenas um tiro fez chover mágicamente flechas sobre os invasores. No século 15 um camponês chamado Le Loi obteve uma espada mágica chamada Vontade do Céu que um pescador havia puxado para fora do lago. Le Loi usou a espada para liderar uma rebelião contra os exércitos chineses que estavam na ocupação do Vietnã. Depois de derrubar a ocupação chinesa e estabelecer a dinastia Le, o já imperador Le Loi voltou para o lago e Kim Qui surgiu e pediu para Le Loi a espada de volta. O rei pegou a espada e a devolveu para Kim Qui. Kim Qui rapidamente pegou a espada com seus dentes e mergulhou no lago. Em seguida, Le Loi nomeou o lago como Lago do Retorno da Espada ou Hoan Kiem.

Representação da Kim Qui recebendo a Espada Vontade do céu.

Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga gigante de casco mole do Yangtze
Nome Científico: Rafetus swinhoei
Época: Holoceno
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 200 kilogramas
Tamanho: 100 centimetros de comprimento curvilíneo de carapaça
Alimentação: Onívora

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Família:Trionychidae
Gênero: Rafetus
Espécie: Rafetus swinhoei (Gray, 1873)

Sinônimos:
- Oscaria swinhoei Gray, 1873
- Yuen elegans Heude, 1880
- Yuen leprosus Heude, 1880
- Yuen maculatus Heude, 1880
- Yuen pallens Heude, 1880
- Yuen viridis Heude, 1880
- Trionyx swinhonis Boulenger, 1889
- Pelodiscus swinhoei Baur, 1893
- Trionyx swinhoei Siebenrock, 1902
- Amyda swinhoei Mertens, Müller & Rust, 1934
- Pelochelys taihuensis Zhang, 1984
- Trionyx liupani Tao, 1986
- Rafetus swinhoei Meylan, 1987
- Pelochelys maculatus Zhao, 1997
- Pelochlys maculatus Zhao, 1997
- Rafetus hoankiemensis Devaux, 2001

Referências:
- Fritz, Uwe; Peter Havaš (2007). "Checklist of Chelonians of the World". Vertebrate Zoology 57 (2): 321–322. ISSN 18640-5755. Archived from the original on 2010-12-17.
- Gray, J. E. (1873), "Notes on Chinese Mud-Tortoises (Trionychidae), with the Description of a new Species sent to the British Museum by Mr. Swinhoe, and Observations on the Male Organ of this Family", Annals and Magazine of Natural History, series 4, vol. XII, 1873. Pp. 156-161, and plate V.
- Le, Tran Binh. "COMPARATIVE MORPHOLOGICAL AND DNA ANALYSIS OF SPECIMENS OF GIANT FRESHWATER SOFT-SHELLED TURTLE IN VIETNAM RELATED TO HOAN KIEM TURTLE". Retrieved 17 February 2012.
- Le, M.D. and P. Pritchard. 2009. Genetic variability of the critically endangered softshell turtle Rafetus swinhoei: A preliminary report. In the Proceedings of the First Vietnamese National Symposium on Reptiles and Amphibians, pp. 84-92.
- Species: "Rafetus swinhoei". Asian Turtle Conservation Network. Retrieved 2006-12-09.


Loading...
loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.