Pesquise no Grupo AVPH

                                            Tartaruga de Barriga Vermelha da Florida                                            

    A Tartaruga de Barriga Vermelha da Florida é uma das mais belas espécies do gênero pseudemys, possuí a carapaça bastante plana e as patas bem espalmadas. Geralmente a carapaça é de coloração preta, com listras marrom, vermelha ou laranja. Quando são pequenas a carapaça pode variar mais de cor podendo ser amarelo com manchas negras e laranjas, o plastrão nos animais jovens são de cor laranja forte, onde se origina seu nome. Não costuma possuir muitas manchas negras.

   Os machos são menores que as fêmeas, onde as fêmeas atingem cerca de 35 centímetros de comprimento e os machos apenas 25 centímetros, possuem unhas mais compridas nas patas dianteiras e uma cauda mais comprida e larga que as fêmeas. Os machos atingem a maturidade sexual por volta dos 4 anos de idade, já as fêmeas somente aos 7 anos, com um tamanho aproximado de 13 centímetros de carapaça. O acasalamento acontece durante a primavera e o verão, quando o macho começa a perseguir a fêmea, poem suas patas dianteiras na frente da fêmea e as vibras, proporcionando uma espécie de ritual de acasalamento, um cortejo. Quando a fêmea aceita o macho, ele a agarra pelas laterais da carapaça e inicia a cópula, processo este inteiramente aquático. Algumas semanas depois, inicia-se o processo de desova, onde a fêmea sai em busca de um solo arenoso e ensolarado para fazer um buraco com 10 cm de profundidade para colocar aproximadamente 10 ovos.

   Originária da América do Norte, habitam o sul dos Estados Unidos, sendo comumente encotrada nos estados da Flórida e Georgia, em lagos, rios entre outros cursos dágua com pouca correnteza, tendo preferencia por áreas com bastante vegetação aquática e troncos e pedras para tomar sol, que é essencial para um desenvolvimento saudável. Seu crescimento é rápido, se adapta bem a diversos tipos de clima, especialmente ao brasileiro, comem bem diversos tipos de alimentos, aceitando facilmente rações para tartarugas, insetos ( tenébrios ), peixes, carne moída, folhas e plantas aquáticas, as quais serviram também como abrigo e esconderijo tornando assim o recinto mais natural. Seus habitos são muito similares as das espécies do gênero Trachemys, Chrysemys, Graptemys e outras de seu próprio gênero ( incluindo as 7 espécies do gênero Pseudemys ), tornando fácil sua adaptação a recintos comunitários com elas.

    Na foto acima temos uma comparação de uma Tartaruga de Barriga Vermelha a esquerda e uma Trachemys scripta scripta a direita

    Na foto acima podemos comparar a variam na cor entre uma Tartaruga de barriga vermelha e uma Pseudemys concinna hieroglyphica.

    Esta espécie se adapta muito bem ao clima brasileiro e se forem soltas na natureza, podem concorrer fortemente com as espécies nativas de nossa fauna e proporcionar a extinção das mesmas.

Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga de Barriga Vermelha da Florida, Florida red-bellied cooter, Tortuga de vientre rojo
Nome Científico: Pseudemys nelsoni
Época: Holoceno
Local onde Vive: América do Norte
Peso: Cerca de 3 kilogramas.
Tamanho: 35 centímetros de comprimento de carapaça
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Cordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Subclasse: Anapsida
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Família: Emydidae
Gênero: Pseudemys
Espécie: P. nelsoni



Loading...
loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.