Pesquise no Grupo AVPH

loading...

                                            Tartaruga estrela indiana                                            

    A Tartaruga estrela indiana cujo nome é originado nos desenhos de sua carapaça e no local onde habita, Índia, Sri Lanka e Paquistão. Possuem uma carapaça bem redonda e preta, com estrelas claras centradas em cada placa da carapaça. A cabeça e as patas são de coloração marrom.

    As fêmeas possuem as carapaças maiores e mais largas, os machos possuem a cauda mais longa e com base mais larga e o plastrão é côncavo. As fêmeas podem realizar até 4 posturas contendo de 2 a 6 ovos por ano, o período de incubação varia bastante, desde 100 dias até 220 dias, dependendo a época do ano em qeu ocorre a desova. Se a temperatura de incubação variar entre 28 e 30 ºC nasceram mais machos e próximo de 32 ºC nascem mais fêmeas.

    Para se manter em cativeiro deve-se ter extremo cuidado, pois animais pequenos são muito frágeis, necessitando de grande atenção e sempre que possível um acompanhamento semanal de veterinários especializados e deve-se tomar muito cuidado com parasitas. Gostam de um clima quente e pouco úmido, recomendando-se terrários internos e com bastante espaço, deve-se conter recipientes contendo bastante água com pouca profundidade, pois elas gostam de se banhar com grande frequencia, o solo deve conter pouca umidade. Deve tomar cuidado com cercas em cima de chão de terra, pois elas conseguem escavar e as vezes podem passar por debaixo dos cercados.

    Esta é uma espécie bem herbívora, se alimentando de frutas, legumes e folhas. Os mais recomendáveis são: chicória, alfafa, escarola, folhas de mostarda,  beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa, salsão, brócolis, alface, espinafre, repolho, amora, ervilhas, lentilhas, milho, legumes variados, como a cenoura, beterraba, vagens, abóboras, batatas, gramas, cactos, entre outros. Aceitam também rações para tartarugas,porém estas não devem conter muita proteína. Não se deve alimentar tartaruga desta espécie com carnes de nenhum tipo ( bovina, frango ou peixe ). Recomenda-se inserir cálcio com vitamina D3 (caso o animal esteja em recintos com ausência de luz solar ) como complemento alimentar.



Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga estrela indiana
Nome Científico: Geochelone elegans
Época: Holoceno
Local onde Vive: Ásia
Peso: Cerca de 10 quilos
Tamanho: 35 centímetros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Zoológica
Filo Chordata
Classe Reptilia
Ordem Chelonia
Subordem Cryptodira
Família Testudinidae
Gênero: Geochelone



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.