Tartaruga Gigante de Galápagos de Espanhola - Chelonoidis hoodensis - Tartarugas AVPH 

    Pesquise no Grupo AVPH

Tartaruga Gigante de Galápagos de Espanhola



    A Tartaruga Gigante de Espanhola (Chelonoidis hoodensis) ou Tartaruga Gigante de Galápagos de Hood, é uma enorme tartaruga terrestre que habita a região sudoeste da Ilha de Espanhola que também é conhecida como Hood Island.


    Esta é uma das menores espécies, sua carapaça é bem selada, possuindo um recuo cervical bem profundo e as placas marginais levemente serrilhadas. Podem chegar a medir pouco mais de 0,9 metro de comprimento de carapaça e pesar quase 100 quilogramas. Sua coloração é bem escura, quase preta.

    Esta espécie esteve a beira da extinção no ano de 1970, quando restavam apenas 13 exemplares vivos, compostos de apenas 2 machos e 11 fêmeas. Elas foram fortemente exploradas por baleeiros, no século XIX e sua população desabou por volta do ano de 1850. Esses 13 indivíduos foram levados para o programa de reprodução da Estação de Pesquisa Charles Darwin. Um terceiro macho foi descoberto no Zoológico de San Diego e se juntou aos outros no programa de reprodução em cativeiro. Inicialmente os acasalamentos não estavam ocorrendo naturalmente, porém posteriormente o programa foi um sucesso, atualmente sendo propagando inclusive para a ilha original na natureza. Atualmente existem mais de 2.000 animais dessa espécie.

    O terceiro macho de tartaruga gigante que se juntou ao grupo do programa de reprodução em cativeiro se chamava Diego e possuí uma história bem interessante, ele foi capturado na Ilha Espanola por expedicionários entre os anos de 1900 e 1930 e acabou no jardim zoológico de San Diego, na Califórnia. O zoológico de San Diego devolveu-o a Galápagos em 1975, pois os únicos outros exemplares conhecidos desta espécie vivos eram apenas 2 machos e 12 fêmeas, deixando a espécie a beira da extinção. Diego e as outras tartarugas foram colocados em um recinto bem elaborado no centro de criação do parque na Ilha Santa Cruz. Diego se tornou então dominante e agressivo, empurrando e mordendo os outros machos, sua agressividade e territorialidade eram tão grandes que atacava com mordidas até as pessoas (tratadores, veterinários, etc.) que entrassem em seu recinto, chegando ao ponto de ter que ser transferido, juntamente com cinco fêmeas, para não desperdiçar a oportunidade de procriação.

    Esta dominância de Diego se deve ao fato de ele ser o maior e mais velho macho do território. Ele possuí cerca de 110 anos de idade, 90 centímetros de comprimento e pesa em torno de 80 quilogramas. O lado bom desse comportamento de Diego foi a sua capacidade reprodutiva, quase a metade da população atual nascidas em cativeiro no programa de reprodução, são filhas de Diego, tornando-o o maior responsável por salvar sua espécie da extinção.

    Seus status de concervação é considerado ameaçado de extinção pela IUCN e está listado no apendice I do CITES. Entretanto sua população se recuperou rapidamente com o auxílio do programa de reprodução em cativeiro, em breve está espécie não estará mais nas listas de animais ameaçados de extinção. Hoje existem 15 adultos no Centro de de reprodução de Santa Cruz e mais de 2 mil tartarugas foram repatriadas de volta a ilha de Espanhola.

    Para saber mais sobre ela acesse: Tartarugas Gigantes de Galápagos e sobre as outras espécies de Tartarugas Gigantes que habitam Galápagos clique nos nomes dos links abaixo.

Filogenia:

Chelonoidis

Chelonoidis carbonaria (Jabuti piranga)



Chelonoidis denticulata (Jabuti Tinga)




Chelonoidis chilensis (Tartaruga do chaco)




Chelonoidis chathamensis (Tartaruga Gigante de Galápagos de São Cristobal)



Chelonoidis hoodensis (Tartaruga Gigante de Galápagos de Espanhola)



Chelonoidis nigra (Tartaruga Gigante de Galápagos de Floreana)



Chelonoidis abingdonii (Tartaruga Gigante de Galápagos de Pinta)



Chelonoidis sp (Tartaruga Gigante de Galápagos de Santa Fé)



Chelonoidis donfaustoi (Tartaruga Gigante de Galápagos de Cerro Fatal)



Chelonoidis porteri (Tartaruga Gigante de Galápagos de Santa Cruz)



Chelonoidis duncanensis (Tartaruga Gigante de Galápagos de Pinzón)



Chelonoidis darwini (Tartaruga Gigante de Galápagos de Santiago)



Chelonoidis wallacei (Tartaruga Gigante de Galápagos de Rabida)



Chelonoidis becki (Tartaruga Gigante de Galápagos do Vulcão Wolf)



Chelonoidis vicina (Tartaruga Gigante de Galápagos do Vulcão Cerro Azul)



Chelonoidis microphyes (Tartaruga Gigante de Galápagos do Vulcão Darwin)



Chelonoidis vandenburghi (Tartaruga Gigante de Galápagos do Vulcão Alcedo)



Chelonoidis guntheri (Tartaruga Gigante de Galápagos do Vulcão Sierra Negra)



Chelonoidis phantastica (Tartaruga Gigante de Galápagos de Fernandina)







Dados do Quelônio:
Nome Comum: Tartaruga Gigante de Galápagos de Espanhola ou Tartaruga Gigante de Galápagos de Hood
Nome Científico: Chelonoidis hoodensis
Época: Holoceno
Local onde vive: Ilha de Espanhola no Arquipélago de Galápagos
Peso: Cerca de 100 quilogramas
Tamanho: 0,90 metro de comprimento
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudines
Família: Testudinidae
Gênero: Chelonoidis
Espécie: Chelonoidis hoodensis (Van Denburgh, 1907).

Sinônimos:
- Testudo hoodensis Van Denburgh, 1907.
- Testudo elephantopus hoodensis Mertens & Wermuth, 1955.
- Geochelone elephantopus hoodensis Pritchard, 1967.
- Geochelone hoodensis Pritchard, 1967.
- Chelonoidis hoodensis Bour, 1980.
- Chelonoidis elephantopus hoodensis Obst, 1985.
- Chelonoidis nigra hoodensis David, 1994.

Referências:
- P. P. V. DIJKI, J. B. IVERSON, A. G. J. RHODIN, H. B. SHAFFER, R. BOUR. Turtles of the World, 7th Edition: Annotated Checklist of Taxonomy, Synonymy, Distribution with Maps, and Conservation Status. 2014.



Loading...
loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.