Pesquise no Grupo AVPH

loading...

                                            Tartaruga Irradiada                                            


   A Tartaruga Irradiada ou Astrochelys radiata é uma das bonitas espécie de quelônios terrestres. Justamente devido a esta beleza aliada a degradação de seu habitat é que a espécie se encontra em grande risco de extinção.
   Possuem uma carapaça bem redonda, com uma coloração belíssima, onde a cor de fundo da carapaça é preta e cada escudo da carapaça possuí raias radiais de cor dourada. Os escudos não apresentam piramidismo. O plastrão é de cor amarela, com algumas mancha escuras triangulares. Os escudos gulares são mais largos que em outras especies. A cabeça é de cor clara, com a parte superior escura. As patas e a cauda são de cores claras.
   Habita o sul da ilha de Madagascar, foram também introduzidas nas ilhas Maurícius e Reunião. Seu habitat natural possuí diversas zonas semi-áridas, com pouca vegetação rasteira, composta principalmente por arbustos.
   Essa espécie deve ser mantida em terrários de grandes dimensões. Deve-se possuir um substrato de areia e misturado com terra, mantendo sempre um bom nível de umidade, algo em torno de 50%. Deve-se também permitir a entrada de grande quantidade de luz UVA/UVB. Em locais frios, pelo menos uma das extremidades do recinto deve possuir aquecimento, para manter a temperatura em torno de 25 a 30ºC. A temperatura mínima recomendada é de 22ºC, pois abaixo disso pode-se prejudicar a saúde do animal. Sempre deve existir a disposição um recipiente raso contendo água limpa. O recinto se tornará mais agradável a tartaruga se possuir alguns arbustos e uma toca para descanso.
   Está é uma espécie bem herbívora, se alimentam com base em cerca de 80% de vegetais, sendo eles chicórias, serralhas, almeirão, alfafa, escarola, alface, trevos, dentes de leão, folhas de amora, folhas e flores de hibísco e em pequenas quantidades de couve, espinafre, tomate, pepino, cenoura. Os outros 20% podem ser a base de frutas como melão, melância, pera, maçã, banana. Rações para tartarugas herbívoras também são altamente recomendadas, a base de alfafa e feno. Nunca se deve oferecer carne, peixe, frango ou rações de gatos, cães ou tartarugas aquáticas, pois contém muita proteína e podería ser perjudicial a saúde. Complementar a dieta com complexos vitamínicos a base de cálcio é muito importante, pois possuí um crescimento relativamente rápido.
   É uma espécie que se adapta muito bem ao cativeiro, sendo muito importante a criação do mesmo em criadouros conservacionistas para a recuperação da população selvagem, pois a espécie está sob alto risco de extinção.
   O macho tem a cauda mais larga e comprida e possuí os escudos anais mais abertos que as fêmeas. Os machos tem o plastrão convexo para facilitar o acasalamento e atingem maiores tamanhos, cerca de 40 centímetros de comprimento curvilíneo de carapaça.
   Para cortejar a fêmea, o macho aplica fortes mordidas nas patas e dá fortes golpes com sua carapaça na carapaça da fêmea. Se a fêmea o aceita, ele a monta e começa a emitir pequenos sons. A fêmea irá desovar algumas semanas depois em uma área seca e ensolarada, onde depositará cerca de 3 a 12 ovos. Os ovos podem ser incubados naturalmente, se o clima local permitir ou então artificialmente á uma temperatura de 29 a 30ºC, com uma umidade próxima de 60%. Os ovos eclodirão entre 4 a 8 meses depois.
   É uma espécie em perigo de extinção, por isso sua venda é proibida na maior parte do mundo e está incluída no Apêndice I da CITIES.

Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga Irradiada, Radiated tortoise, Tortuga radiada
Nome Científico: Astrochelys radiata
Época: Holoceno
Local onde Vive: África
Peso: Cerca de 20 kilogramas
Tamanho: 40 centímetros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Classificação Zoológica
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Chelonia
Subordem: Cryptodira
Família: Testudinidae
Gênero: Astrochelys
Espécie: Astrochelys radiata, Shaw, 1802.



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.