Pesquise no Grupo AVPH

                                            Tartaruga Madeira Preta                                            

    A Tartaruga Madeira Gigante, assim denominada por atingir um grande porte e por possuir uma coloração de madeira escura é uma tartaruga de água doce que gosta de passar bastante tempo tomando sol ao longo do rio, sob a proteção de florestas úmidas, porém é mais ativa durante a noite. Habita Rios grandes e pequenos, pântanos, áreas alagadas e lagos. Apresenta o maxilar inferior amarelado e com pintas pretas, com carapaça de coloração variando de marrom escuro a preto, sendo a carapaça alta e convexa, levemente inclinada para os lados e com a superfície lisa que apresenta anéis de crescimento rugosos, as bordas do plastrão são amareladas. Exemplares jovens apresentam o plastrão inteiro levemente amarelado. The plastral formula is: abd > pect > gul > an > hum. a cabeça é moderadamente grande, com uma proteção leve acima do nariz e uma fenda na mandíbula superior. A lateral da cabeça é amarela rajada de preto. As pernas são fortes e espalmadas, apresentando bom desempenho tanto em terra quanto em água.

    Sua alimentação varia de onívora quando jovem para herbívora quando adulta, se alimentando a base de plantas aquáticas, folhas, frutas, insetos, peixes, moluscos e carne. Quase sempre saem para se alimentar em terra a noite e passam bastante tempo a procura de alimentos em terra, por isso possuem pernas fortes e adaptadas ao caminhar em terra, que prejudicam seu desempenho para nadar, principalmente em água correntes. Um problema ocasionado pela sua grande exposição ao ambiente terrestre é a presença de parasitas que podem se alojar, como carrapatos por exemplo.

    Habitam a América Central, desde Honduras, Nicarágua, Costa Rica, indo até o sul do Panamá. Originalmente esta espécie era classificada como Chelopus funereus.

    Seus maiores predadores naturais são os jacarés e aligátores, porém coiotes, pequenos mamíferos e aves rapineiras podem capturar tartarugas recém nascidas e ovos.

    Os machos apresentam o plastrão côncavo e mais comprido, com caudas mais grossas e com a cloaca mais distante do plastrão. As fêmeas apresentam o plastrão reto e caudas curtas com a cloaca junto ao plastrão.

    A maturidade sexual é atingida com aproximadamente 20 cm de carapaça, onde espermatogênese (criação do esperma) inicia de Abril até Agosto e as fêmeas ovulam de Abril até Julho. Durante o acasalamento, o macho persegue a fêmea na água e quando ela para de fugir, eles nadam lado a lado e  macho estende o pescoço e vibra rapidamente a cabeça para cima e para baixo. As fêmeas constroem cerca de 4 ninhos com 3 ovos aproximadamente em cada ninho por temporada. Os ovos são brancos, com a casca delicada e elipsoidal, medindo cerca de 68 x 35 mm em média,podendo chegar até a 76 x 39 mm. As tartaruguinhas nascem em média com 55 mm de comprimento de carapaça.



Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga Madeira Preta, Tartaruga Madeira Gigante, Tartaruga Preta do  Rio, Black River Turtle, Black wood turtle, Terrapene Negro (Cope, 1875)
Nome Científico: Rhinoclemmys funerea
Época: Holoceno
Local onde Vive: América Central
Peso: Cerca de
Tamanho: 33 centímetros de comprimento
Alimentação: Onívora

Reino: Animalia
Filo: Cordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Subclasse: Anapsida
Ordem: Testudines
Subordem: Cryptodira
Família: Bataguridae
Subfamília: Geoemydinae
Gênero: Rhinoclemmys
Espécie: Rhinoclemmys funerea



Loading...
loading...
loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.