Pesquise no Grupo AVPH

loading...

                                            Tartaruga Nariz de Porco                                            


   A Tartaruga Nariz de Porco, cujo nome evidentemente faz referência ao extranho formato do nariz dessa espécie, é uma das espécies de tartarugas mais facinates conhecidas. Sua carapaça e plastrão são moles, apresentando testura similar a couro. Suas nadareiras são anatomicamentes desenvolvidas para o nado, sendo muito similares as das tartarugas marinhas, o que dificulta bastante a locomoção em terra. Seu corpo também é hidrodinâmicamente desenvolvido, suas nadadeiras permitem uma excelente aceleração Com movimentos rápidos e eficientes, vitais para escapar de predadores, como os enormes crocodilos de estuário australianos.

   Habitam a região da Oceania, entre o sul da Nova Guiné e o norte da Austrália. Sendo encontradas desde lagos e rios de água doce, mangues, algados e estuários de água salobra e até se aventurando em mar aberto. Permanece a maior parte do tempo submersa em fundos lodosos com pouca profundidade, variando entre 1 a 3 metros, caçando pequenos peixes, moluscos, insetos, larvas e crustáceos, porém a sua dieta primária é herbívora, composta de frutas, flores, folhas e raízes, tendo preferência especial por figos da região onde vive (Valisneria spiralis). Em cativeiro ela se alimenta de quase tudo, tendo preferência por frutas como bananas, figos, kiwis entre outras, aceitando bem rações comerciais, carne moída, pedações de peixe e frango, porém seu sistema digestivo deve ser respeitado e prevalecer a alimentação herbívora.

   A Carettochelys insculpta é considerada uma tartaruga de grande porte, pois pode atingir cerca de 60 centímetros e pesar aproximadamente 23 kg. Sua carapaça e quase todo o lado superior possuem coloração do cinza ao verde oliva, sendo o plastrão e a parte infeior do creme ao branco.

    Em cativeiro essa espécie necessita de muito espaço, pois são muito boas nadadoras e quando existente mais de um exemplar se mostram agressivas, podendo causar feridas graves nos animais subordinados. Porém se mostram dóceis ao convivio com outras espécies. A temperatura do recinto deve variar entre 26 a 30 ºC, não sendo necessário locais para tomar sol, apenas para desova. A água deve apresentar um bom sistema de filtragem e ser trocada regularmente, pois esta espécie é muito sensível a fungos, principalmente a Sphagnalium spp, o qual pode ser eliminado com a adição de 1% em volume de água de mercúrio cromo ou Acriflavina.

    A maturidade sexual é atingida pelos machos entre 14 e 15 anos, quando apresenta uma tamanho de carapaça próximo de 30 centímetros, já as fêmeas demoram mais, atingem a maturidade sexual próximo do 20 a 22 anos, com comprimentos de carapaça próximos de 30 a 34 centímetros. A distinção entre os sexos é bem dificil e visualmente só se consegue distinguir após os 20 centímetros de comprimento de carapaça, onde os machos apresentam caudas mais compridas e mais grossas.


Fêmea com 10 anos, 25cm e 3,3 kg                           Macho com 10 anos, 24cm e 2,6 kg.

    A desova costuma ocorrer emestações secas, iniciando em Julho indo até Outubro, em alguns casos, podendo se extender até janeiro. Sendo que normalmente em uma postura são colocados de 7 a 39 ovos, que são colocados em praias a 50 cm de profundidade, há 5 metro do nível da água, muito similar as posturas de tartarugas marinhas. Os ovos são esféricos, brancos e com a casca dura, medindo cerca de 38,7 mm, pesando 33,7 gramas e 0,39 mm de espessura em média. O tempo de incubação varia entre 60 a 70 dias e a temperatura média deve ser em torno de 30ºC, se a mesma variar em torno de 27,7ºC até 30ºC ocorrerá o predomínio no nascimento de machos, acima disso ocorrera o nascimentos de mais fêmeas. Os nacimentos costumam ocorrer no meio da noite e coincidindo com chuvas para facilitar a saida da areia. Os recém nascidos apresentam uma espécie de serra rígida na lateral da carapaça, para servir de proteção contra predadores, porém a mesma desaparece no primeiro mês de vida.


Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga Nariz de Porco
Nome Científico: Carettochelys insculpta
Época: Holoceno
Local onde Vive: Oceania
Peso: Cerca de 23 quilos
Tamanho: 60 centímetros de comprimento
Alimentação: Onívora


Gênero: Carettochelys
Espécie: Carettochelys insculpta



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.