Pesquise no Grupo AVPH

loading...

Tartaruga Verde ou Aruanã



    A Tartaruga Verde (Chelonia mydas) possuí o casco castanho esverdeado ou acinzentado, medindo em média de 1,20 metros de comprimento curvilíneo de carapaça e pesando 200 quilogramas, no entanto, podem atingir até 350 e cerca de 1,43 metros de comprimento curvilíneo de carapaça. Sua cabeça é pequena, com um único par de escamas pré-frontais e uma mandíbula serrilhada que facilita a alimentação.

    Sua dieta alimentar varia de acordo com a idade, os filhote são onívoros com tendências carnívoras, quando crescem a partir dos 25 a 35 centímetros de casco, sua alimentação se torna basicamente herbívora, alimentando-se exclusivamente de algas.

    Ocorre nos mares tropicais e subtropicais, em águas costeiras e ao redor das ilhas, sendo freqüente a ocorrência de juvenis em águas temperadas. Podendo ser vista, com relativa facilidade, ao longo de todo o litoral brasileiro. Habita geralmente águas costeiras com muita vegetação, conhecidas como áreas de forrageio, ilhas ou baías, que são locais onde encontram proteção, sendo raramente avistadas em alto-mar.

   Para desovar prefere as ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha (PE), Atol das Rocas (RN) e Trindade (ES).

Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga Verde ou Aruanã
Nome Científico: Chelonia mydas
Época: Holoceno
Local onde Vive: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 350 quilogramas
Tamanho: 1,43 metros de comprimento curvilíneo de carapaça
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Testudinata
Família: Cheloniidae
Gênero: Chelonia
Espécie: Chelonia mydas (Linnaeus, 1758).

Sinônimos:
- Testudo mydas
- Testudo macropus
- Testudo marina vulgaris
- Testudo cepediana
- Caretta cepedii
- Chelonia lachrymata
- Euchelus macropus
- Chelonia midas
- Mydas viridis
- Chelone mydas
- Natator tessellatus

Referências:
-



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.