A Tartaruga Verde (Chelonia mydas) possuí o casco castanho esverdeado ou acinzentado, medindo em média de 1,20 metros de comprimento curvilíneo de carapaça e pesando 200 quilogramas, no entanto, podem atingir até 350 e cerca de 1,43 metros de comprimento curvilíneo de carapaça. Sua cabeça é pequena, com um único par de escamas pré-frontais e uma mandíbula serrilhada que facilita a alimentação.
Sua dieta alimentar varia de acordo com a idade, os filhote são onívoros com tendências carnívoras, quando crescem a partir dos 25 a 35 centímetros de casco, sua alimentação se torna basicamente herbívora, alimentando-se exclusivamente de algas.
Ocorre nos mares tropicais e subtropicais, em águas costeiras e ao redor das ilhas, sendo freqüente a ocorrência de juvenis em águas temperadas. Podendo ser vista, com relativa facilidade, ao longo de todo o litoral brasileiro. Habita geralmente águas costeiras com muita vegetação, conhecidas como áreas de forrageio, ilhas ou baías, que são locais onde encontram proteção, sendo raramente avistadas em alto-mar.
Para desovar prefere as ilhas oceânicas, como Fernando de Noronha (PE), Atol das Rocas (RN) e Trindade (ES).
Dados do Quelônio: Nome: Tartaruga Verde ou Aruanã Nome Científico:Chelonia mydas Época: Holoceno Local onde Vive: Oceano Atlântico Peso: Cerca de 350 quilogramas Tamanho: 1,43 metros de comprimento curvilíneo de carapaça Alimentação: Onívora
Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.